quinta-feira, 6 de março de 2008

The breakfast will be served in the train itself


Viajar na India e querer conhecê-la,, tem de ser feito, em parte,de comboio.
O sistema de caminhos de ferro da India ( Indian Railways) é incrívelmente extenso com mais de 62 000Km em funcionamento pleno, 12 milhões de passageiros diáriamente, mais de 1.6 milhões de funcionários .É fácil perceber a importância dum tal sistema como factor aglutinador da diversidade e multiplicidade, como aproximador e conector das imensidões geográficas e culturais.
Além da lingua inglesa, foi o sistema de caminhos de ferro, uma das boas heranças colonizadoras britânicas.
A cultura do caminho de ferro é única, os comboios únicos, as pessoas representam toda a India e são o cartão identificador da sua região, cidade ou pequena aldeia, estando sempre a falar sobre o seu sitio e sempre com disponibilidade para ajudar.
Conhecer a India,a verdadeira, a da vida normal, a das pessoas, sempre e sempre de comboio.

Comecei esta viagem em Delhi, nem nova nem velha, apenas Delhi.Tempo apenas para um descanso hoteleiro rápido e curto de 4 horas para um partida para um nordeste, para os pés dos Himalaias essa abóboda dos deuses que há muito chamava por mim.


DELHI-HARIDWAR-RISHIKESH
Early morning
The breakfast will be served in the train itself


Quando aparece esta expressão, quer dizer muito, muito cedo, antes do sol nascer, que nestas paragens serve de luz verde para uma desenfreada corrida de mais de um bilião de pessoas que vive e sente como nós e luta por um direito que não têm ou seja a uma vida melhor, porque simplesmente não há recursos para um bilião de vidas melhores.

Caí nas traseiras da estação, assim como uma gota de azeite no meio da água,criando um círculo de pessoas,de olhares zoológicos e curiosos.
Em toda a India nos olham e observam com curiosidade e sem maldade.Olham fixamente, penetram-nos e ......temos apenas temos de nos habituar se os queremos conhecer se queremos entrar.
Como eram traseiras, era necessário pedir informações e a única pessoa que as dava estava na linha 1.
Eu estava muchilado e atordoado na linha doze.


Never,never late to train station.....foram os avisos que recebemos continuamente......estava a perceber o porquê......
As estações de comboios na India são quase todas gigantescas para o nosso conceito de espaço-tempo europeu com milhares de pessoas a circularem, dormirem, viverem e fazendo delas makro cosmos indiscritiveis,mesmo para as prosas mais elaboradas.
Era preciso fazer quase 1 km.
Na linha 1 fiquei a saber que o Expresso de Haridwar era na linha.....12, onde estava inicialmente.....never,never be late to the train station
Regressava à casa da partida e não recebia 2000$, apenas a certeza que faltavam cinco minutos para o comboio partir.... e como eles são pontualmente britânicos.....
Estávamos dentro do comboio., porque tinha de ser e dessas coisas já vou percebendo, acreditando.
Estava a começar mais uma daquelas viagens que iria mudar o mundo, o meu.
nota: publicado originalmente em 2005

Sem comentários: